Conheça vantagens do crédito consignado em tempos de juros altos

As taxas de juros continuam sendo mais vantajosas pra quem contrai um empréstimo usando o chamado crédito consignado. É aquele que tem desconto direto no salário ou na aposentadoria.

Clique aqui e assista ao vídeo

De um ano pra cá, os juros têm subido, no Brasil. Eles são uma arma do Banco Central na guerra contra a inflação. Mas as taxas continuam sendo mais vantajosas pra quem contrai um empréstimo usando o chamado crédito consignado. É aquele que tem desconto direto no salário ou na aposentadoria.

A oferta está no meio do caminho para chamar a atenção mesmo. E quem vai atrás descobre que em época de crédito mais difícil tem sim um jeito de conseguir um empréstimo com juros mais em conta. É o crédito consignado, que já salvou Almiro Pereira dos Santos várias vezes.

Num passado não muito distante, o empréstimo consignado foi tão procurado e tão concedido que chegou a crescer 30% num período de um ano. Hoje, já não é tanto assim. Mas ainda é uma opção de um crédito bem mais barato.

De março do ano passado a abril deste ano, este tipo de empréstimo cresceu quase 15%. Já o crédito pessoal, aquele tomado em bancos por exemplo, ficou no negativo.
É só prestar atenção em outros números para entender o porquê. No pessoal, a média dos juros está em 99% ao ano. Bem mais alta do que no consignado, que é de 25%.

“É fácil pra quem toma, porque já desconta direto, não tem trabalho de pagar nem nada, ele já sabe o valor, quanto vai receber liquido, e é bom pro sistema, pro INSS, pros bancos, porque também é uma garantia do desconto em folha”, comenta Nicolas Tingas, economista-chefe Acrefi.

Mas como qualquer outro empréstimo, o consumidor tem que ficar atento aos prazos. Quanto mais longo, mais caro e mais perigoso para qualquer orçamento. Cassandra aprendeu fazendo a conta.
“Para fazer em 60 parcelas, como a maioria das financeiras oferecem, é uma loucura porque você paga 4 ou 5 vezes do que aquilo que você retira”, comenta Cassandra Santos, aposentada.

Não importa o tamanho do empréstimo, tem uma regra que vale para todo mundo sempre.
“Use bem seu credito, faça suas contas, saiba porque você pega o crédito e como ele vai funcionar na sua vida, ele tem que ser para ajudar e não para atrapalhar”, afirma o economista.

Fonte:G1
Edição do dia 07/06/2014 - Atualizado em 07/06/2014 22h12

Postagens mais visitadas